AUDITORIA CONTÍNUA

Trata-se de uma ferramenta de análise dos dados da empresa direcionada para filtros específicos nos processos destacados como “de risco” para a empresa. Quando na ocorrência de desvios de dados, são emitidos alertas que serão analisados pela equipe da consultoria e encaminhados para os responsáveis designados para cada situação. Essa ferramenta constitui, nesse sentido, como um recurso para a detecção de fraude, de erros operacionais ou, até mesmo, de má gestão.

AUDITORIA FORENSE

Constitui uma auditoria especial que engloba aspectos jurídicos, financeiros, processuais, informativos e tecnológicos.

A consultoria conta com equipe multidisciplinar de profissionais que terão atuação específica diante de cada necessidade da empresa.

A atividade pode ser usada para detecção de irregularidades e/ou fraudes. A finalidade é a de compor prova jurídica, além contribuir para a prevenção e a redução de riscos na empresa.

ANÁLISE DE RISCOS EM AQUISIÇÕES E FUSÕES

A D&F atua como viés de avaliação e de identificação de informações que não foram documentadas, apresentadas ou, até mesmo, que foram mascaradas propositalmente durante a proposta de aquisição ou fusão de uma empresa, e que podem ser de grande impacto negativo para uma das partes envolvidas na negociação.

A consultoria busca compor o cenário real, indo além das análises documentais financeiras, jurídicas e operacionais de forma a evitar problemas futuros.

REDUÇÃO DE RISCOS EM PROCESSOS DE NEGÓCIOS

Por mais que a empresa busque implementar melhores práticas, o acúmulo do trabalho cotidiano e a distância da gestão em relação aos detalhes das demais partes da pirâmide criam para o gestor um cenário irreal, com diversas falhas e processos inadequados, ocasionando dificuldades na gestão, mascaramentos, fraudes e resultados financeiros ruins.

Realizando o mapeamento completo e detalhado do procedimento de cada setor selecionado, de modo a entender e a colher informações sobre as atividades exercidas e as suas peculiaridades, são atitudes que permitem propor ações de melhoria com o devido gerenciamento de risco.

PROGRAMA DE TRANSPARÊNCIA PARA ÁREAS DE RISCO

Toda empresa têm departamentos que são mais suscetíveis a riscos, podendo ter variação de suscetibilidade conforme o segmento e a indústria.

De maneira geral, pode-se dizer que os departamentos de Compras, Vendas e Contas a Pagar, por exemplo, são mais expostos a possíveis irregularidades que possam prejudicar a empresa, tanto em relação à imagem como em relação de risco financeiro. Dessa forma, a D&F oferece um programa de transparência nas respectivas áreas citadas, ou outras áreas específicas e críticas para o cliente para que o risco intrínseco seja minimizado.

O programa visa a transparência:

  • na relação com clientes, agentes públicos e fornecedores, com canalização do atendimento, da relação comercial e monitoramento das respostas dadas para estes;
  • na comunicação entre as partes, assegurando que os conteúdos possam ser auditados e armazenados de forma adequada e segura;
  • na montagem das documentações durante as relações comerciais e a segurança adequada sobre o conteúdo;
  • nos processos, minimizando os riscos e a condução das relações.
AVALIAÇÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO

Empresas devem avaliar e mapear seus processos para identificar fragilidades que permitam a ocorrência de atos de corrupção para, dessa forma, implementar ferramentas de prevenção e minimizar os riscos de corrupção nos ambientes de negócios, criando-se uma cultura anticorrupção.

Necessário avaliar a aderência das empresas ao Foreign Corrupt Practices Act FCPA (EUA), ao UK BriberyAct (GBR) e à Lei Anticorrupção Brasileira 12.846/13. Importante destacar que a legislação nacional prevê a responsabilidade objetiva da pessoa jurídica, não sendo necessária a comprovação de culpa ou dolo em caso de corrupção, bastando apenas a evidência de que a empresa praticou o ato lesivo ou houve qualquer tipo de benefício em decorrência deste. Além da punição da empresa, poderá haver também a responsabilização individual dos dirigentes que participaram do ato ilícito.

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

A preocupação das organizações com a segurança da informação não é, ainda, compatível com o efeito negativo de um atentado digital, que pode ser responsável por grandes prejuízos às empresas, tais como: desvio de informações confidenciais ou de propriedade intelectual, danos à imagem ou, até mesmo, paralização e/ ou inviabilização de atividades.

É importante que as corporações priorizem o desenvolvimento e a aplicação de políticas de segurança da informação, o gerenciamento de sistemas por meio de ambientes operacionais seguros e a proteção da infraestrutura, pois a informação, como sabido, é um dos maiores ativos da empresa.

Pela potencialidade de risco corporativo, a segurança da informação deve ser tratada com maiores cuidados. Entendemos que a conscientização das organizações ainda não é compatível com o efeito nocivo de um atentado digital, podendo este ser responsável por substanciais prejuízos às empresas, como desvio de informações confidenciais e de propriedade intelectual, danos à imagem ou, até mesmo, paralização e inviabilização de atividades.

 

ANÁLISE FORENSE COMPUTACIONAL

Com o irrefreável crescimento do meio virtual, as fraudes, as adulterações, os crimes, os desvios de condutas também adquiriram versões em formato digital. Diante desse cenário, as ferramentas usadas pelas empresas para proteger sua integridade e minimizar os riscos devem evoluir na mesma velocidade. No intuito de suprir essa necessidade, a Análise Forense Computacional se vale de um conjunto de técnicas para coleta e exame de evidências digitais que possibilitem a identificação e a construção de provas contra determinada fraude ou desvio de conduta praticado contra a empresa.

São efetuadas, nesse serviço:

  • análises de evidências digitais em casos de fraudes ou crimes;
  • recuperação de informações destruídas;
  • investigação de práticas de manipulação de dados;
  • reconstrução da linha temporal dos eventos;
  • recuperação de dados armazenados;
  • preservação de dados;
  • elaboração de Relatórios Periciais imparciais e independentes, com criação de prova para utilização em processo interno ou judicial, com acompanhamento e suporte durante litígios.
MONITORAMENTO CONTRA INVASÕES

Por meio de ferramentas específicas, a consultoria propõe monitoramento contínuo para alguns riscos de TI no ambiente corporativo que, ao sinal de situações que possam proporcionar risco, criam alertas para averiguações.

Ataques contra a empresa têm potencial poder de dano, principalmente quando feito por agentes que têm acesso dentro da organização. A segurança proativa permite a prevenção e a reação adequada diante de indícios gerados durante o monitoramento, além de realizar gerenciamento de possíveis falhas e vulnerabilidades anteriormente existentes.

RESPOSTAS A INCIDENTES

Quando situações indesejáveis acontecem, é de extrema importância realizar procedimentos adequados, tanto para regularização das atividades do cliente, quanto para preservação da maneira correta dos indícios do invasor, contribuindo, nesse sentido, na investigação e na resposta adequada ao ataque.

As atividades de resposta a incidentes feitas de maneira correta possibilitam que sejam constituídas provas que auxiliam na auditoria forense caso esta seja implantada. A investigação feita de forma adequada também viabiliza que a elaboração de uma resposta ao ataque em âmbito jurídico.

TESTES DE INVASÃO

Uma das atividades realizadas tendo como foco o meio digital consiste na realização de Testes de modo controlado que avaliam a exposição dentro do ambiente de TI da empresa.

Ocorrem, no processo, tentativas de invasão no sistema da empresa que simulam os ataques de invasores e, dessa forma, são analisadas as vulnerabilidades do ambiente. Consta informar, que o serviço atua em conformidade com os preceitos éticos.

REVISÃO E ELABORAÇÃO DE CÓDIGOS DE CONDUTA, POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO E COMITÊ DE ÉTICA

Embora os sentimentos de respeito, honestidade e integridade sejam valores primordiais para o desempenho harmonioso do trabalho e já façam parte da cultura organizacional e do cotidiano das empresas, é necessário formalizar e estabelecer um quadro comum que unifique os critérios e oriente as ações de todos os seus colaboradores – os Códigos e as Políticas de Conduta e os Comitês de Ética.

Pois os negócios e a conduta operam sob a premissa de que são regidos por leis e regulamentos cuja observância e aplicação são fundamentais para a existência e o perfeito funcionamento de seu ambiente social.

A adoção de tais ferramentas, como a implementação de um Código de Ética, evidencia que a empresa:

  • proíbe a corrupção direta ou indireta e o suborno;
  • busca a transparência nas questões que afetam os seus negócios;
  • estabelece mecanismos de governança corporativa para evitar riscos que podem ser mitigados à organização.
COMPLIANCE ANTICORRUPÇÃO

Com o advento da Lei Anticorrupção, o Brasil se firmou no combate a qualquer prática de corrupção, estabelecendo a responsabilidade jurídica, administrativa e civil das empresas que se envolvam em tais atos. Dessa forma, é imprescindível a implementação de Programas de anticorrupção avançados que possam diminuir riscos na empresa, sejam estes interno ou externamente.

Tanto no cenário brasileiro quanto no internacional não são poucos os casos em que grandes empresas tiveram sua reputação e imagem postos em risco por atos ilícitos praticados em seu nome, colocando em xeque até mesmo sólidas reputações.

 

CONSCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTO

No programa de aculturamento contínuo, desenvolve-se um conteúdo educativo direcionado para a adoção de uma cultura balizada nos preceitos de eticidade e de integridade, em conformidade com as normas e com as crenças da empresa.

A metodologia e o conteúdo visam ser didáticos e inteligíveis, com casos exemplificativos de fácil assimilação e ações interativas adaptadas à cultura da empresa, com palestras, treinamentos e workshops, criando tanto bons colaboradores que sejam multiplicadores desse conhecimento quanto sólida cultura organizacional ética na empresa, inclusive em suas áreas mais sensíveis.

COMPLIANCE IN LOCO

São efetuadas avaliações de conformidade nas instalações indiretas da empresa (fornecedores, parceiros, subcontratados) de modo a identificar e a avaliar práticas contrárias às políticas e aos preceitos estabelecidos pela organização.

Empresas que têm sua cadeia de fornecedores mapeada, com avaliação periódica e com qualificação dessas relações, podem minimizar os riscos e reagir aos contratempos e às práticas não adequadas de um modo mais incisivo e menos danoso.

INVESTIGAÇÃO DE FRAUDES E INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL

Prevenção de fraudes e de irregularidades ou reação diante de comprovações de atos ilícitos. Ambas as ações têm em comum o trabalho de investigação. O serviço de Investigação/ Inteligência Empresarial reúne um completo processo de apuração e análise de dados, além de oferecer melhor compreensão para o cliente de situações ilícitas ou antiéticas – como suborno, corrupção, furtos, desvios ou fraudes – cometidas contra a empresa por agentes internos ou indiretamente relacionados a esta. O diferencial da D&F está na junção da expertise e dos recursos para a investigação, além de uma equipe multidisciplinar que proporciona conhecimento de modo a gerar resultados condizentes com a realidade do cliente. A metodologia de trabalho atua sob bases legais, alinhada a altos padrões éticos, proporcionando a mensuração do risco e a comprovação deste em situações de contexto tanto interno quanto externo da empresa. Nosso trabalho permite que as informações obtidas por meio da análise forense também possam ser utilizadas em casos judiciais, oferecendo também, nesse sentido, suporte ao cliente.

APURAÇÃO DE DENÚNCIAS

As denúncias que venham a surgir dentro da empresa, sejam elas efetuadas pelo próprio canal de ética ou por outras formas, sendo elas anônimas ou não, são de grande relevância para o apontamento de situações incomuns que possam levar a identificação de fraudes, corrupção, assédio, desvios, entre outros. A consultoria tem como papel averiguar a autenticidade da informação relatada, bem como usar como estrutura de análise algo que possa proporcionar maior probabilidade de sucesso da empresa e de posterior suporte para tomada da melhor decisão sobre o caso. O distanciamento entre os tomadores de decisão da empresa com outras bases de execução operacional, e que têm maior contato com atividades específicas, faz com que não se tenha consciência de problemas que podem ocorrer na empresa. Por isso, é de extrema importância apurar as denúncias de modo devido, de forma a gerar melhorias na cultura organizacional.

.INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

Por meio de atividades legais de coleta de informação, a consultoria atua pelo viés da identificação da atuação de concorrência com práticas desleais e/ou ilegais realizadas no ambiente competitivo como, por exemplo, falsificações, sonegação de impostos e quebra de patente. Identificar as ameaças do mercado permite a elaboração de uma resposta correta da empresa lesada e garante o bem-estar da ordem econômica.

BACKGROUND CHECK

O background check visa, de modo preventivo e de acordo com a necessidade do cliente, levantar informações, registros e certidões criando o perfil de integridade e de conduta de um terceiro- seja pessoa física ou jurídica- para que os riscos possam sejam minimizados. Por meio de bancos de dados públicos e privados são levantados dados relevantes como: antecedentes, quadros societários e estatutos, registros em agências reguladoras, licenças, dentre outros. As análises efetuadas são de alto padrão e respeitam as legislações nacionais e estrangeiras. Esta triagem pode ser modelada e efetuada com periodicidade que varia de acordo com o setor e a necessidade específica de cada cliente. Trata-se de ferramenta que pode ser utilizada nas mais diversas situações – contratações, novos negócios, transações – de modo a gerar transparência e antecipação do conhecimento de riscos em potencial, preservando a imagem da empresa.

DUE DILIGENCE INVESTIGATIVA

No momento em que uma relação é estabelecida – seja fusão, aquisição, operação financeira ou parceria – as partes podem omitir problemas que estão enfrentando, como recuperação judicial ou conflitos trabalhistas, de modo que o possível e futuro parceiro não tenha conhecimento dos verdadeiros riscos que envolvam a negociação. Assim, por meio de atos investigativos de natureza legal, tributária, previdenciária, dentre outros, busca-se conhecer a real situação da pessoa (física ou jurídica), para que os verdadeiros riscos que estavam omissos sejam conhecidos e mensurados.

Trata-se também de importante instrumento para a gestão de Compliance. Por meio de atos investigativos de natureza legal, tributária, previdenciária, dentre outros, busca-se identificar a real situação do sujeito. Essa atividade preventiva resulta na geração de um panorama mais cristalino da negociação em vista de modo que os verdadeiros riscos que estavam omissos e obscuros sejam conhecidos, mensurados e calculados, para que se possa avaliar a viabilidade daquela relação e possa ser tomada a decisão de dar continuidade ou não o processo.

GESTÃO DE RISCO DE FORNECEDORES

Riscos mensurados, tomada de decisão consciente. É fundamental conhecer fornecedores, parceiros e representantes da empresa além dos potenciais riscos dessa relação. Dessa forma, a Gestão de Risco de Fornecedores é uma ferramenta que constrói um panorama amplo e transparente, avaliando se o parceiro poderá atender às expectativas da empresa quanto a sua idoneidade, integridade, conformidade ética, até mesmo, se é praticante de condutas contrárias aos valores da empresa. Nosso trabalho gera melhorias, tais como:

  • Minimização de perdas
  • Melhoria na confiança dos stakeholders e dos controles
  • Atendimento aos princípios legais e regulatórios, bem como às diretrizes internacionais
  • Concordância com a Lei Anticorrupção brasileira, Lei n. 12.846/2013
  • Geração de dados e informações com maior segurança e confiança
  • Redução de riscos financeiros, de imagem e de corresponsabilidade
  • Avaliações independentes e sem conflitos de interesse
CANAL DE COMUNICAÇÃO E ÉTICA

O Canal de Comunicação é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da ética, transparência e responsabilidade. A consultoria oferece opções para que a comunicação possa ser feita por meio de ligação 0800 e por uma plataforma web. Em ambos, a D&F conta com analistas treinados para receber as informações da melhor forma.

A consultoria propõe que o canal sirva para que os funcionários ou as partes relacionadas (pessoa ou grupo que possua interesse na empresa) possam relatar irregularidades, fraudes, questões de cunho ético ou, até mesmo, receber sugestões e propostas de melhorias em diversos aspectos no ambiente da empresa, criando, dessa forma, uma comunicação direta que proporcione tanto segurança e confiança para quem relata quanto imparcialidade nas análises realizadas com o material enviado por meio do Canal.

Como diferencial, a consultoria oferece, no mesmo serviço, análises preliminares das informações geradas no canal, auxiliando na tomada de decisão da empresa mediante o caso informado.

MONITORAMENTO DE RISCOS NA WEB

É importante que as empresas saibam o que é publicado sobre estas na rede. Considerando que a instantaneidade da troca de informações no meio digital, é necessário que medidas de proteção sejam tomadas tão logo a empresa identifique na internet algo que possa causar dano à empresa. O monitoramento de riscos na Web visa proteger os ativos intangíveis das organizações, a integridade, a reputação, o conhecimento e a imagem. Tal ferramenta permite que as empresas:

  • saibam o que seus colaboradores, diretos ou indiretos, ex-funcionários e outras fontes de interesse publicam sobre estas, tomem ciência sobre a existência de comportamentos inadequados destes ou, até mesmo, atentem-se para a divulgação de informações pertencentes à empresa (sobretudo as de ordem confidencial) como um novo produto ou uma linha de produção da companhia;
  • conheçam a concorrência e a sua interação com o seu público;
  • entendam com maior nível de detalhamento as necessidades do seu mercado de atuação;
  • evitem ou identifiquem o uso indevido do nome da empresa;
  • preservem a imagem da organização contra um comentário negativo para que este não tome grandes proporções, como conflitos trabalhistas, ausência de responsabilidade socioambiental, dentre outros;
  • realizem monitoramentos específicos para sujeitos suspeitos de condutas contrárias às políticas da empresa e para possíveis fraudes.

Todas estas análises e indicações de medidas a serem tomadas, sejam elas preventivas ou reativas, são realizadas de modo ágil, independente, imparcial e, além disso, são adaptadas para o cenário de cada cliente.

Fale com um especialista!

Estamos preparados para atendê-lo, fale com nosso time.

Porque nos contratar

Entenda nossos números
0
%
CLIENTES SATISFEITOS
0
+
ESPECIALISTAS NA EMPRESA
0
DESDE
0
+
PROJETOS ENTREGUE

Fale com um especialista!

+55 11 9999-9999

contato@discoveryandforensic.com