A D&F respeita o valor máximo da dignidade humana. Nenhuma pessoa poderá ser discriminada em razão de gênero, estado civil, idade, religião, etnia, opção política, classe social e econômica, nacionalidade, orientação sexual ou necessidade especial.
Os Administradores e Funcionários de nossa empresa estão comprometidos com a adoção de padrões éticos em seus negócios, com o cumprimento das leis, regulamentos e portarias, tanto as brasileiras quanto as dos países com os quais mantém relação comercial, e que regem ou limitam sua área de responsabilidade, e também com as regras e os procedimentos de controle interno estabelecidos pela Administração. Diante da complexidade das leis e dos regulamentos, poderão ocorrer dúvidas no curso das atividades. Nestes casos, os Funcionários deverão sempre buscar orientação no Departamento Jurídico da Empresa.
A D&F respeita e cumpre fielmente a legislação referente aos Direitos Humanos, à proibição do trabalho infantil e do trabalho forçado, aos direitos trabalhistas, aos padrões de qualidade, à saúde e à segurança do trabalho, ao meio ambiente, ao combate à corrupção e ao suborno, aos tributos e à concorrência leal.
Os Administradores e Funcionários da Empresa devem observar uma conduta leal, diligente, objetiva, respeitosa e honesta, com o mais alto padrão ético nas suas atividades. Nesse sentido, a D&F entende que a manutenção de sua boa reputação no mercado é essencial para a continuidade dos seus negócios, não sendo admitido o sacrifício desta em virtude, por exemplo, de resultados de curto prazo.
A D&F adota, em qualquer caso, como critério fundamental para admissão, avaliação e promoção de funcionários e colaboradores o atendimento dos requisitos básicos de cada função, não dando margem ao surgimento de qualquer tipo de discriminação, promovendo uma força de trabalho diversificada.
Reconhecemos que cada um de nossos Funcionários tem aspirações pessoais e profissionais, cuja realização destas procuraremos contribuir, inclusive, por meio de programas de treinamento. Não admitimos que o princípio da hierarquia seja aplicado com arbitrariedade ou abuso de poder.
A D&F respeita a privacidade de seus Funcionários. Informações pessoais dos funcionários somente serão coletadas e processadas por razões de ordem empresarial, sempre que essa necessidade pela obtenção dos dados estiver em conformidade com a legislação aplicável. Porém, a empresa reserva-se ao direito de monitorar informações geradas em sua base de comunicações, visando inibir práticas ilícitas, tais como, pornografia, pedofilia, terrorismo, concorrência desleal, quebra de sigilo e confidencialidade, divulgação de segredos industriais, dentre outros.
Valorizamos a relação respeitosa entre os Funcionários, independentemente da posição hierárquica que cada um destes ocupe. Razão pela qual é proibida, condenada e deve ser denunciada qualquer conduta – física, verbal ou não verbal – que venha a afetar a dignidade das pessoas no trabalho Em especial, conduta que crie intimidação, hostilidade, humilhação e/ou assédio moral e, principalmente, sexual, pois estes ferem a dignidade humana, afetam a produtividade e deterioram o ambiente de trabalho. As informações financeiras devem ser precisas, verdadeiras e suficientes para os fins dos usuários destas. Não se tolerará a manutenção, a qualquer título, de fundos paralelos, devendo, dessa forma, todas as operações da D&F estar devidamente lançadas nos registros contábeis oficiais.
Os Administradores e Funcionários devem absterem-se de realizar comentários, seja no ambiente familiar ou social, sobre as atividades realizadas na Empresa. Nenhum Administrador ou Funcionário pode usar o nome da D&F em atividades de benefício pessoal.
Todos os Colaboradores são responsáveis pela salvaguarda e pelo uso adequado dos ativos de propriedade da Empresa colocados à disposição. A utilização desses ativos em benefício próprio não será admitida e toda movimentação deverá obedecer às normas operacionais e aos limites de autoridade estabelecidos.
Os Administradores e Funcionários não devem divulgar informações confidenciais relativas aos processos, métodos, estratégias, planos, projetos, dados técnicos ou de qualquer outro tipo, inclusive após desligamento da D&F Nos casos em que a divulgação de qualquer informação confidencial não possa ser evitada, esta deverá, necessariamente, ser aprovada pelo Diretor da área e, nos casos de envolvimentos com a Imprensa, o suporte da área de Assuntos Corporativos deverá ser solicitado. Os Administradores e Funcionários devem evitar o desenvolvimento de atividade externa à D&F que exija uma quantidade de tempo e esforço que possa afetar sua capacidade e disponibilidade com as obrigações que tenha na Empresa.
É proibido despedir, rebaixar, suspender, ameaçar, atormentar, interferir com o direito de emprego ou, de qualquer outra forma, discriminar seja qual for o Funcionário por prestar informações, ajudar a fornecer informações ou colaborar em uma investigação em que se presuma violação de qualquer disposição das Políticas Corporativas da D&F ou deste Código.
Os Administradores e Funcionários que participem de atividades políticas devem possuir cuidado especial para não envolver a D&F, estabelecendo claramente que atua a título pessoal e não em nome da Empresa, e não utilizar os recursos desta, incluindo tempo de trabalho, telefones, e-mail corporativo, dentre outros; já que esta não influencia, apoia ou intervém nestas atividades. Também não é permitido qualquer tipo de propaganda política nas dependências ou veículos da Empresa. A D&F não realiza contribuições a partidos políticos ou a candidatos a cargos eletivos, seja em dinheiro ou em qualquer outra forma.
Os Administradores e Funcionários não podem utilizar os recursos da D&F para enviar, receber, acessar ou salvar informações eletrônicas que tenham conteúdo sexual, que promovam a violência, que apoiem jogos de azar, que incentivem o uso e/ ou compra de drogas e que favoreçam a compra e/ou o uso ilegal de armas. Não se deve instalar ou utilizar arquivos de computador ou softwares não licenciados pela Empresa ou não aprovados pela Administração.
Desonestidade Intencional. É uma prioridade da D&F que todos os Funcionários adotem um comportamento ético, que minimize a possibilidade de riscos à organização e aos Terceiros relacionados com esta. Logo, promove e facilita – por meio de uma comunicação aberta e de mecanismos formais implementados conforme às disposições estabelecidas neste Código de Ética – a identificação das práticas ilegais e/ou condutas inadequadas.
Práticas Restritivas de Comércio. A D&F opera sob a premissa de ser regida por leis e regulamentos, cuja observância e aplicação são essenciais à existência e ao perfeito funcionamento de seu ambiente social. Portanto, a D&F não participa de qualquer atividade que restrinja o comércio ou que impossibilite negociações com clientes, membros ou fornecedores que compartilham de valores éticos e possuam uma sólida reputação.
Lavagem de Dinheiro. A D&F tem o compromisso de cumprir todas as normas regulamentadoras relacionadas ao combate a lavagem de dinheiro.